AltoJob

Consultor para Treinamento

A Women’s Voice and Leadership – ALIADAS pretende recrutar para o seu  quadro de pessoal um (1) Consultor para treinar as parceiras em metodologias de Gender Action Learning (GALS).

Descrição

Women’s Voice and Leadership – ALIADAS, é uma iniciativa do Governo do Canadá, implementada pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), em seis províncias do país (Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Nampula e Maputo). Orientado para apoiar as actividades e capacidade das organizações e movimentos locais que promovem e protegem os direitos das mulheres e raparigas, com vista ao alcance da igualdade de género, o ALIADAS- WVL canaliza para organizações, grupos e redes de mulheres, recursos técnicos, materiais e financeiros para apoiar a concretização dos seus esforços de promoção da transformação social, através da dinamização de um movimento feminista vibrante.

Especificamente, o programa pretende contribuir para o alcance de três resultados, designadamente: i) melhorada a gestão e sustentabilidade das organizações locais de direitos das mulheres; ii) melhorado o desempenho das organizações de direitos das mulheres para promover a igualdade de género e capacitar mulheres e raparigas; iii) aumentada a eficácia das plataformas, redes e alianças nacionais e subnacionais de direitos das mulheres para influenciar mudanças políticas, legal e sociais no país.

Para a prossecução destes resultados, o programa pretende contratar consultor para treinar as parceiras em metodologias de Gender Action Learning (GALS). O sistema GALS é uma metodologia participativa que facilita a transformação social  ao nível das famílias, das comunidade e ao nível das organizações, estimulando a adopção de comportamentos e de atitudes positivos para promover relacionamentos mais harmoniosos e livres de violência nas famílias e comunidades. O objectivo do GALs é conectar e construir sinergias entre vários grupos de pessoas na busca de uma visão comum de promoção dos direitos humanos das mulheres e raparigas nas suas famílias e nas comunidades em geral.

Objectivos da Consultoria

A presente consultoria tem como objectivo  apoiar as parceiras do programa WVL-ALIADAS a Integrar o sistema GAL nos seus ciclos de projecto, incluindo MEL.

Especificamente, pretende-se:

  • Elaborar um guião formativo prático sobre integração do sistema GAL nos ciclos de projecto, incluindo nos sistemas de monitoria, avaliação e aprendizagem;
  • Prover 3 treinamentos (um por região) às parceiras do WVL-ALIADAS para fortalecer as capacidades das parceiras de implementar processos de mudança em favor da justiça de género e dos direitos das mulheres;
  • Fazer mentoria a pelo menos 5 parceiras do WVL-ALIADAS para facilitar e consolidar os resultados de aprendizagem do processo de Aprendizagem pela Acção de Género;

Produtos

  • 1 guião prático e simplificado sobre como integrar o sistema GAL no ciclo de projecto;
  • Três eventos formativos presenciais (um por região) a serem realizados para as 26 parceiras do programa WVL-ALIADA;
  • Para cada workshop, um relatório sólido documentando o processo e os aprendizados dos participantes;
  • Um plano de mentoria/ de acções de seguimento remotos ajustados às necessidades das parceiras.

Metodologia

É confiado as/os consultoras/res o melhor arranjo metodológico. No entanto, o programa WVL-ALIADAS é enformado por uma abordagem feminista, sendo por isso mandatório que a metodologia se oriente pelos seus princípios e valores.

Espera-se, pois, que sejam usados processos participativos, inclusivos e dinâmicos, e sob medida (ajustados às suas necessidades), atendendo a diversidade das experiências das parceiras.

Duração da Consultoria

Os eventos de aprendizagem deverão ocorrem nas primeiras semanas de Dezembro, pelo que, os primeiros drafts deverão ser partilhados 20 dias a partir da data de adjudicação.

Os relatórios e planos de mentoria deverão estar concluídos até 15 dias a partir da data de adjudicação.

Coordenação

O/a consultor/a responderá directamente à  gestora de Reforço Institucional e de forma geral à Directora do programa WVL-ALIADAS.

Requisitos

  • Mestrado em Ciências Sociais e áreas afins e/ou especialização em áreas com foco no desenvolvimento e integração de género;
  • Histórico na facilitação de processos de Gender Action Learning em vários contextos organizacionais;
  • Experiência comprovada em justiça de género e direitos humanos das mulheres;
  • Experiência de trabalho com Organizações da Sociedade Civil, preferencialmente relacionados com Programas de género e abordagem feminista;

 Exigências

  • Proposta Técnica e Financeira em envelopes fechados e separados com menção ao seguinte assunto: Manifestação de Interesse – TREINAMENTO SOBRE METODOLOGIA GALs;
  • Documentos de legibilidade da Empresas ou Consultores (Consultores: CV, BI, Nuit e certificado de habilitações; Empresas: Alvará, Certidão de registo comercial não superior a 3 meses, Certidão de quitação das finanças e INSS, BR de Empresa, Nuit da Empresa)

Nota: O CESC reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar solicitações atrasadas ou de cancelar o presente convite parcial ou totalmente. O CESC não arcará com os custos incorridos por qualquer solicitante na preparação e envio de manifestações de interesse. Apenas serão contactados os candidatos que reunirem os requisitos.

Processo de Candidatura

Endereço: Av. Julius Nyerere Nr. 258

Validade: 15/11/2021

Local: Maputo

 

Vista em: https://altojob.mais-moz.com/

MMO Emprego

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.