AltoJob

Consultoria

A Women’s Voice and Leadership – ALIADAS pretende recrutar para o seu programa um (1) Consultor.

Enquadramento

Women’s Voice and Leadership – ALIADAS, é uma iniciativa do Governo do Canadá, implementada pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), em seis províncias do país (Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Nampula e Maputo).

Orientado para apoiar as actividades e capacidade das organizações e movimentos locais que promovem e protegem os direitos das mulheres e raparigas, com vista ao alcance da igualdade de género, o ALIADAS- WVL canaliza para organizações, grupos e redes de mulheres, recursos técnicos, materiais e financeiros para apoiar a concretização dos seus esforços de promoção da transformação social, através da dinamização de um movimento feminista vibrante.

Especificamente, o programa pretende contribuir para o alcance de três resultados, designadamente: i) melhorada a gestão e sustentabilidade das organizações locais de direitos das mulheres; ii) melhorado o desempenho das organizações de direitos das mulheres para promover a igualdade de género e capacitar mulheres e raparigas; iii) aumentada a eficácia das plataformas, redes e alianças nacionais e subnacionais de direitos das mulheres para influenciar mudanças políticas, legal e sociais no país.

Assim, como parte da estratégia para apoiar a sustentabilidade dos grupos, organizações e redes de mulheres, o WVL prevê um processo robusto e sistemático de reforço das capacidades das suas parceiras de implementação. A avaliação das capacidades é o ponto de partida do processo, que se pretende participativo e empoderador e que se alimente e estruture a partir das percepções, prioridades e necessidades das próprias beneficiarias.

Estes Termos de Referência informam de forma pormenorizada sobre o âmbito, objectivos e expectativas de produtos, resultados, metodologia, entre outros aspectos relevantes para a consultoria.

Objectivos

A presente consultoria apoiar o processo de avaliação de capacidades das parceiras do WVL-ALIADAS:

Os objectivos específicos da consultoria são:

  • Conceber ferramentas e metodologias de autoavaliação e avaliação do plano de reforço institucional das parceiras;
  • Facilitar as autoavaliações de capacidades das parceiras;
  • Facilitar o desenvolvimento dos planos de desenvolvimento institucional.

Produtos

  • 1 ferramenta de autoavaliação e formulários do plano de reforço institucional;
  • Seminários de autoavaliação com cada uma das parceiras do programa;
  • Relatórios do processo da avaliação, contendo constatações gerais e recomendações;
  • Um plano de assistência técnica/mentoria para cada uma das parceiras.

Metodologia

São confiados a/o consultor/a o melhor arranjo metodológico. No entanto, o programa WVL-ALIADAS é enformado por uma abordagem feminista, sendo por isso importante que a abordagem metodológica tenha presente seus princípios basilares: empoderamento, participação e inclusão.

Duração da Consultoria

3 meses a partir da data de adjudicação, havendo espaço para extensão mediante o resultado da primeira fase e as necessidades de assistência técnica e avaliação que surgirem.

Coordenação

A consultoria sera coordenada pela gestora de Reforço Institucional.

Requisitos

O/a consultor/a ou equipa de consultores deverão possuir os seguintes requisitos:

  • Mestrado em Ciências Sociais e áreas afins e/ou especialização em áreas com foco no desenvolvimento e integração de género;
  • Mais de cinco (5) anos de experiência comprovada na formulação e revisão de instrumentos de reforço institucional e Quadro de Monitoria e avaliação;
  • Deve ter experiência de trabalho com Organizações da Sociedade Civil, preferencialmente relacionados com Programas de género e abordagem feminista;
  • Histórico na facilitação de processos de fortalecimento Institucional em vários contextos organizacionais e habilidades de mentoria;
  • Experiência comprovada em justiça de género e direitos humanos das mulheres;
  • Experiência de trabalho com Organizações da Sociedade Civil, preferencialmente relacionados com Programas de género e abordagem feminista.

 Exigências

Proposta Técnica e Financeira em envelopes fechados e separados menção ao seguinte assunto:

  • Manifestação de Interesse – CONCEPÇÃO DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL;
  • Documentos de legibilidade da Empresas ou Consultores (Consultores: CV, BI, Nuit e certificado de habilitações; Empresas: Alvará, Certidão de registo comercial não superior a 3 meses, Certidão de quitação das finanças e INSS, BR de Empresa, Nuit da Empresa).

Nota: O CESC reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar solicitações atrasadas ou de cancelar o presente convite parcial ou totalmente. O CESC não arcará com os custos incorridos por qualquer solicitante na preparação e envio de manifestações de interesse. Apenas serão contactados os candidatos que reunirem os requisitos.

Processo de Candidatura

Endereço: Av. Julius Nyerere Nr.258

Validade: 21/11/2021

Local: Maputo

 

Vista em: https://altojob.mais-moz.com/

MMO Emprego

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.